O Promotor de Justiça da Comarca de Santa Luzia/MA, Leonardo Santana Modesto protocolou nesta quarta-feira (03), às 17:19 da tarde ação por ato de improbidade administrativa a atual prefeita da cidade, Francilene Paixão de Queirós, ou França do Macaquinho como assim também é conhecida.
Para quem acompanhou, nestas últimas semanas temos apresentado a população notícias que apontam que a prefeita fez uso irregular das verbas do cofre do Instituto de Previdência dos Servidores de Santa Luzia (IPRESAL). Foram mais de 50 milhões de reais gastos sem prestação de contas. A representante municipal até tentou fugir da responsabilidade influenciando vereadores a aprovarem projeto de lei que possibilitaria o parcelamento e renegociação de dívidas públicas.
Com o silêncio de Francilene e do presidente do IPRESAL Francisco José Figueiredo de Almeida Silva, o Ministério Público do Maranhão recebeu esta ação que solicita o afastamento da prefeita por desviar mais de R$ 64 milhões de reais do IPRESAL. Na tentativa de driblar a situação, o senhor Saul Coelho apresentou as guias de repasses realizados em 2017-2020 com diversos documentos duplicados, onde é possível observar um repasse menor das contribuições previdenciárias assim como ausência de repasse patronal.
Veja documentos abaixo.