O deputado federal Hildo Rocha (MDB) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar o reconhecimento internacional conquistado pelo programa Maranhão Livre da Fome, considerado por ele uma das principais iniciativas sociais desenvolvidas pelo Governo do Maranhão sob a liderança do governador Carlos Brandão (MDB).
Durante o pronunciamento, o parlamentar ressaltou que o sucesso da política pública chamou a atenção de outros países, levando o Governo da Estônia a convidar oficialmente representantes maranhenses para apresentar a experiência do estado no enfrentamento à insegurança alimentar.
Segundo Hildo Rocha, quando Carlos Brandão assumiu o governo, em 2023, o Maranhão ainda enfrentava elevados índices de extrema pobreza e insegurança alimentar. Diante desse cenário, o governador confiou aos então secretários Orleans Brandão (MDB), de Assuntos Municipalistas, e Paulo Casé (UB), de Desenvolvimento Social, a missão de estruturar um programa capaz de retirar milhares de famílias da situação de vulnerabilidade.
“O Governador delegou a dois jovens, Orleans e Paulo, a criação de um programa para zerar a insegurança alimentar no Maranhão. E zerou! Hoje não temos mais maranhenses em situação de vulnerabilidade alimentar, não temos mais maranhense passando fome”, declarou o deputado.
Ao destacar a construção do programa, Hildo Rocha fez referência especial à atuação de Orleans Brandão, apontando o secretário como um dos principais responsáveis pela formulação de uma política pública que passou a ser observada por organismos e governos estrangeiros.
O parlamentar explicou que o Maranhão Livre da Fome alia transferência de renda, acompanhamento social e qualificação profissional, criando condições para que as famílias beneficiadas alcancem autonomia financeira e rompam o ciclo da pobreza.
“Esse programa é muito simples. O que ele faz? Utiliza recursos de impostos que foram majorados em 1% sobre cigarros, perfumes importados e outros produtos supérfluos, recursos que são utilizados para custear o programa e retirar essas pessoas da fome”, afirmou.
Hildo Rocha também destacou que os cartões distribuídos às famílias possuem uso exclusivo para a compra de alimentos, garantindo que os recursos públicos sejam destinados integralmente à sua finalidade social.
“Esse cartão só permite que as famílias comprem alimentos. Não podem ser utilizados para apostar em bets, não podem ser utilizados para comprar cigarro. Não pode ser feita outra coisa com o cartão, a não ser comprar alimento”, enfatizou.
Outro ponto ressaltado pelo deputado foi o modelo de governança adotado pelo programa, que reúne instituições religiosas, órgãos de controle e representantes do setor produtivo em uma ampla rede de parcerias voltada à capacitação profissional dos beneficiários.
De acordo com Hildo Rocha, os resultados já refletem diretamente na geração de oportunidades de trabalho. “Graças a essas parcerias, 48 mil pessoas já estão empregadas. No Maranhão, 48 mil pessoas, além de ficarem livres da fome, já estão trabalhando, porque foram treinadas e capacitadas”, afirmou.
Para o parlamentar, o reconhecimento internacional reforça o protagonismo do Maranhão na construção de políticas públicas inovadoras de inclusão social. “O Maranhão foi à Estônia apresentar essa experiência exitosa a convite daquele país, o que demonstra o sucesso da iniciativa do governo Brandão. O Maranhão está dando aula hoje de como tirar as pessoas da fome”, concluiu Hildo Rocha.
