O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (08/06), o primeiro caso da varíola dos macacos no estado de São Paulo. O homem de 41 anos deu entrada no Hospital Hemílio Ribas, com histórico de viagem pela Espanha. O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual notificou que o paciente apresentou sintomas de febre e dores muscular no final do mês de maio e disse que as amostras estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz.
Um outro caso é o de uma mulher de 26 anos que se tornou suspeita de estar portando a doença, ainda em observação e sem histórico de viagem ao exterior, ela está hospitalizada e passa bem. Em nota divulgada, o Ministério da Saúde informou que oito casos estão em investigação em todo o país.
Neste domingo (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou ter confirmado 780 casos de varíola de macacos em todo o mundo. Ela disse que a varíola dos macacos traz um “risco moderado” para a saúde pública mundial depois que casos foram relatados em países onde a doença não é endêmica. Os sintomas iniciais da doença costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, diariamente, atualizações são informadas em coletivas e boletins epidemiológicos.
Inscrever-se
Acessar
0 Comentários
mais antigos