
Um incêndio em um reator de propriedade da Furnas (Eletrobras), localizado na subestação de Bateias, em Campo Largo (PR), causou o desligamento de parte do sistema elétrico do Paraná e resultou em um apagão de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) na madrugada desta terça-feira (14).
De acordo com informações da Eletrobras Furnas, o incidente levou ao acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), um mecanismo automático de proteção do sistema que interrompe temporariamente o fornecimento de energia para evitar danos maiores à rede elétrica.
O problema afetou o fornecimento de energia em várias regiões do país, com relatos de interrupções em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Equipes técnicas da Eletrobras e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) foram mobilizadas para conter o incêndio e restabelecer a operação normal.
Até o momento, não há informações sobre feridos, e a causa exata do incêndio ainda está sendo apurada. Furnas informou que trabalha na recuperação completa da subestação e na avaliação dos danos estruturais no equipamento atingido.