
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quarta-feira (14), sua nova cúpula para o biênio 2025-2027. O ministro Luiz Edson Fachin foi eleito presidente da Corte, enquanto o ministro Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência. A escolha foi feita de forma unânime entre os 11 ministros, seguindo a tradição da Corte de respeitar a ordem de antiguidade.
Fachin, que ingressou no STF em 2015, destacou em seu discurso que pretende manter o diálogo institucional e reforçar a defesa da democracia e do Estado de Direito. Já Alexandre de Moraes, ministro desde 2017, afirmou que dará continuidade ao trabalho de fortalecimento das instituições e do combate à desinformação.
A posse dos próximos presidente e vice-presidente do STF está marcada para o dia 29 de setembro, quando o ministro Luís Roberto Barroso deixará a presidência do Tribunal. Na ocasião, os ministros recém-eleitos assumirão, também, a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O biênio de Fachin e Moraes promete ser marcado por debates relevantes sobre temas jurídicos e políticos, em um momento sensível da vida pública brasileira.