A cidade de Buriticupu, no Maranhão, vive uma situação crítica devido ao avanço das voçorocas, grandes crateras formadas pela erosão do solo. Imagens de satélite revelam a progressão desse fenômeno, que já destruiu casas e coloca em risco milhares de moradores. O problema, que assola a região há mais de 30 anos, foi agravado recentemente pelas chuvas intensas, levando o município a decretar estado de calamidade pública na última semana.
A prefeitura de Buriticupu informou que 250 moradias estão em áreas de risco, afetando cerca de 1.200 pessoas. Muitas dessas casas já foram destruídas ou estão sob iminente perigo de colapso. O decreto de calamidade pública autoriza a desapropriação das residências ameaçadas e a realocação dos moradores para locais seguros.
As crateras se formaram a partir da rápida expansão urbana e como consequência do desmatamento da vegetação nativa em áreas de alta declividade. Na cidade, os abismos chegam a até 70 metros de altura e 500 metros de comprimento e ameaçam ‘engolir’ mais casas.
Fotos