A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na sessão plenária da última quarta-feira (30), dois projetos de Resolução Legislativa, propostos pelo deputado estadual Vinicius Louro (PL), que concedem a ‘Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman’ aos deputados federais Detinha e Josimar Maranhãozinho, ambos do PL.
De acordo com as informações, a medalha foi aprovada de forma unânime. É necessário, contudo, uma votação em segundo turno que deverá ocorrer nesta semana. Além de Detinha e Josimar, também foi agraciado o ex-deputado estadual Raimundo Louro (PL).
2ª homenagem em cinco anos
Essa é a segunda vez, em cinco anos, que o Legislativo maranhense aprova honrarias a Detinha e Josimar.
Em 2020, a Casa de Leis aprovou dois projetos de Resolução Legislativa que concedem o Título de Cidadania Maranhense ao primeiro casal de deputado federal do Brasil, por iniciativa do Presidente Estadual do PL, o ex-deputado estadual Hélio Soares.
A sessão solene para entrega das duas honrarias será realizada no plenário da Assembleia, mas ainda não tem data e nem horário marcado para acontecer. A tendência é que a solenidade ocorra de forma conjunta para que o casal seja agraciado tanto com a medalha quanto com o título de cidadania.
Sobre os homenageados
Josimar Cunha Rodrigues é natural do município de Várzea Alegre, na Região do Cariri (CE), filho de um casal de lavradores, que soube enfrentar as dificuldades do sertão cearense com muito otimismo e fé. Empresário, ele foi prefeito da cidade de Maranhãozinho (MA) por dois mandatos consecutivos.
Com o nome político de Josimar Maranhãozinho, foi eleito deputado estadual em 2014 obtendo naquelas eleições o recorde de votação com expressivos 99.252 votos. Foi eleito deputado federal em 2018 obtendo novamente a marca de maior votação com 195.768 votos e se reelegeu em 2022. Josimar é o presidente de honra do PL, partido que mais elegeu prefeito nas eleições deste ano.
Maria Deusdete Lima Cunha Rodrigues é natural do município de Carius, na Região Centro Sul Cearense do Cariri (CE). Carinhosamente chamada de Detinha, nome político que adotou, ela é graduada em Serviço Social. Foi secretária de Assistência Social, no município de Maranhãozinho, cujo modelo de gestão a projetou para o mundo da política.
Alguns anos depois, assumiu a Prefeitura do Município de Centro do Guilherme. O povo aprovou e ratificou o mandato dela, que permaneceu no cargo por dois mandatos consecutivos: 2009 a 2012 e 2013 a 2016.
Em 2018, Detinha foi eleita deputada estadual, com 88.402 votos, e fez parte da Mesa diretora da Assembleia Legislativa, ocupando o cargo de 2ª Vice-Presidente, no biênio 2019 – 2020, sendo reeleita para o biênio seguinte. Em 2022, foi eleita deputada federal com a maior votação do pleito. O desempenho nas urnas fez ela virar colega de plenário do marido, representando o primeiro casal de deputado federal da história do Brasil.
Inscrever-se
Acessar
0 Comentários
mais antigos