Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmam que ele teria sofrido um “surto” no momento em que usou um ferro de solda para tentar romper a tornozeleira eletrônica. Pessoas próximas à família relataram que Bolsonaro acreditava estar ouvindo vozes vindas do próprio dispositivo, o que teria motivado a ação.
A versão ganhou força após a divulgação de um vídeo em que o ex-presidente admite ter “metido ferro” na tornozeleira. Antes disso, apoiadores negavam publicamente qualquer tentativa de violação, mesmo após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes citar o episódio como um dos motivos para decretar a prisão preventiva de Bolsonaro.
Após o vídeo vir à tona, declarações feitas por aliados começaram a mudar de tom. Renato Bolsonaro (PL), irmão do ex-presidente, que inicialmente tratou o caso como “história da Chapeuzinho Vermelho”, passou a admitir a possibilidade de alteração emocional. Já o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou ao Estadão que o comportamento do ex-presidente evidencia um estado emocional “totally alterado”.
Aliados próximos também descartam qualquer tentativa de fuga, afirmando que o comportamento de Bolsonaro naquele momento refletia um episódio de descontrole emocional, e não um plano para deixar o país ou driblar a Justiça.
Confira o vídeo e foto abaixo:

