Zeca Medeiros apresenta PL da semana de aniversário do bairro do Coroado

Zeca Medeiros apresenta PL da semana de aniversário do bairro do Coroado

Na última quarta-feira (11), o vereador Zeca Medeiros (Patriota) apresentou ao Plenário da Câmara Municipal  o Projeto de Lei que propõe colocar no Calendário Municipal de São Luís a “Semana de Aniversário do Bairro do Coroado”. 

Segundo o parlamentar, o aniversário do Coroado seria comemorado logo na semana inicial do mês de dezembro, com as atividades culturais e serviços de educação e saúde acontecendo  a partir do primeiro dia útil do mês.

“Nossa proposta é que as atividades festivas referentes ao aniversário do Coroado sejam promovidas pela Prefeitura de São Luís por meio de ações e projetos que contemplaria a população naquilo justamente em que ela mais precisa como é a área de educação, da saúde, do lazer e da cultura”, destaca o vereador. 

A história de fundação do Coroado é semelhante a da maioria dos bairros da capital maranhense. A comunidade teria sido fundada em dezembro de 1970, por maranhenses vindos do interior do Estado. 

No início, a  região que hoje se concentra o bairro abrigava palafitas. Os moradores por diversas vezes entraram em confronto com a polícia que tentava evitar a ocupação. Com o passar do tempo, a organização e a resistência dos moradores finalmente o bairro do Coroado foi fundado. 

O nome foi influenciado pela novela “Irmãos Coragens”, transmitia pela TV na época. Uma parte da trama passava justamente em um lugar chamado “Coroado”, cuja realidade dos personagens era semelhante a dos moradores do Coroado ludovicense. 

Atualmente o Bairro do Coroado tem como adjacências as comunidades de Barés, Cerâmica, Sacavém, Filipinho, Redenção e João Paulo. Abriga cerca de 50 mil moradores e possui uma forte economia, porém ainda enfrenta grandes desafios relacionados à politicas publicas.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.