O município de São Luís apresentou a segunda maior inflação do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo apontou relatório do IBGE.
De acordo com o levantamento, a capital maranhense apresentou a segunda maior variação percentual de preços no período, com registro de 0,63%.
Dentre as 16 regiões de pesquisa do IBGE, em 15 delas houve quadro inflacionário. São Luís ficou com a segunda maior, atrás apenas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, estado abalado por tragédia com as fortes chuvas e enchentes. Em Porto Alegre a inflação foi de 0,87%.
Na cidade de mais alta inflação, somente alimentação e bebidas teve alta de 2,63% e transportes, 0,74%. A única deflação foi observada no município de Goiânia: -0,06%.
Já São Luís iniciou o ano de 2024 com taxas elevadas de inflação, inclusive, para todos os meses de 2024, a alta de preços ao consumidor da capital maranhense tem mantido-se acima da média do Brasil. O índice do acumulado nos 5 primeiros meses do ano atingiu a casa de 4,09%, acima da média do Brasil (2,27%).
São Luís detém até o mês de maio a maior inflação acumulada em 2024 dentre as 16 áreas territoriais onde o IBGE faz o levantamento de preços ao consumidor. A menor inflação acumulada no ano até o momento foi observada no município de Rio Branco: 1,40%.
A inflação acumulada em São Luís nos últimos 12 meses, de junho de 2023 a maio de 2024, atingiu a cifra de 4,27%, ao passo que a do Brasil, 3,93%.
Inscrever-se
Acessar
0 Comentários
mais antigos