Santa Luzia – MA é uma cidade que se destaca por apresentar novas oportunidades de negócios e pelo alto crescimento econômico. A pecuária, padarias, açougues e fruteiras são destaques positivos no local. Toda via, apesar do importante crescimento econômico, a situação comercial da cidade vem sendo bastante afetada e prejudicada devido às péssimas condições que se encontram às vias vicinais, responsáveis por interligar Santa Luzia às demais localidades do Estado.
Atualmente a cidade conta com a quantia aproximada de 416 povoados e possui 180 pontes catalogaveis que não duram muito devido a péssima qualidade do serviço prestado. De acordo com o último censo do IBGE 63% da população reside em zona rural e depende de estradas trafegáveis, neste cenário, a má qualidade das estradas prejudica o escoamento da produção local.
A atual preocupação é com a MA 119 que liga Santa Luzia a Alto Alegre do Pindaré. Essa via de tráfego encontra-se em estado de calamidade, com buracos que dificultam o trajeto de veículos, prejudicando o acesso da população com cargas e mercadorias. Além desta, muitas outras estradas estão na mesma situação. No período do inverno não existe uma via que possibilite o acesso de carros aos povoados, sem asfalto elas ficam completamente intrafegáveis.
Um dos prejudicados é o empresário Geones Barreto que manifestou um pedido de atenção às autoridades competentes quanto às estradas da cidade. Em entrevista ao cidade alerta de Santa Luzia ele declarou: “Eu tenho empresas em alguns ramos, trabalho com material de construção, gás, dentre outros setores comerciais. Diante desta situação, não somente eu, mas toda população é afetada por causa das estradas. Nossos representantes precisam se atentar para isso, é essencial que sejam feitos reparos de eficiência e qualidade, que durem e proporcionem benefícios a longo prazo. É necessário saber proceder, querer fazer, vestir a camisa e se dedicar a função que lhes foi confiada pelo povo”, disse ele.
Confira vídeos a seguir…