Um esquema de corrupção e sonegação de impostos é investigado no Maranhão. De acordo com a apuração do Ministério Público do Maranhão, pessoas se passam por taxistas e usam até alvarás da profissão para comprar carros com descontos que chegam a R$ 20 mil.
A reportagem sobre este caso foi ao ar no Fantástico da TV Globo. Carros novos e sofisticados circulam com placas com números vermelhos.
No papel, são táxis, mas, na prática, são carros de empresários, profissionais liberais e servidores públicos, que nunca fizeram corridas a passageiros em São Luís. A investigação aponta que dos quase 10 mil carros comprados com isenção de impostos, desde 2020, há indícios de fraudes no emplacamento de 35% deles.
No caso apenas de servidores públicos, o MP afirma que 1.038 carros estão rodando com alvarás (documento que permite o trabalho como taxista) irregulares.
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informou ao Fantástico que “não pode fornecer informações sobre terceiros. Também reforça que a investigação é sigilosa para não comprometer os trabalhos das autoridades”.