Vários blogueiros do estado do Maranhão estão sendo investigados pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento na prática de extorsão. De acordo com informações que circulam nos bastidores da segurança pública, os casos apuram denúncias de que comunicadores estariam utilizando seus espaços digitais para pressionar pessoas, empresas e agentes públicos, exigindo vantagens para não divulgar conteúdos negativos.
A prática, considerada criminosa, não condiz com o legítimo profissionalismo da comunicação e fere diretamente os princípios éticos do jornalismo e da blogosfera. A extorsão, além de crime previsto em lei, compromete a credibilidade do trabalho sério desenvolvido por inúmeros profissionais que atuam de forma responsável na produção e divulgação de informações.
O episódio reacende o debate sobre a importância da ética na comunicação e deixa claro que o Maranhão conta com muitos blogueiros e comunicadores competentes, que exercem seu papel de maneira legal, transparente e comprometida com a verdade, levando informação relevante à população maranhense.
As investigações seguem em andamento, e a Polícia Civil deve aprofundar a apuração para identificar responsabilidades e, se confirmadas as irregularidades, adotar as medidas cabíveis.
