Segundo reportagem do jornal O DIA – Decisão judicial determina a devolução da capivara Filomena, conhecida como Filó, ao seu dono Agenor Tupinambá. O influencer foi obrigado a entregar o animal de estimação e companheiro de diversos conteúdos digitais a um abrigo na região de Manaus na última quinta-feira (27.abril.2023). Após várias manifestações na porta do abrigo, uma juíza determinou que Filó fosse devolvida a Agenor. Nas redes sociais, o influencer anunciou a entrega da capivara ao Ibama e posteriormente gerou uma multa de R$ 17 mil. Uma denúncia de suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal foi levantada contra Agenor por utilizar a imagem de um animal silvestre sem autorização, o que gerou a multa e a entrega de Filó ao Ibama. Após a decisão judicial, Filó será devolvida a Agenor.
Ainda segundo informações, a juíza Raffaella Cássia de Souza, da Justiça Federal do Amazonas, ouviu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) antes de proferir a sentença sobre o destino da capivara Filó. O Instituto ainda pode recorrer da decisão, mas por enquanto, a capivara está autorizada a retornar aos cuidados de Agenor Tupinambá.
Joana Darc, deputada estadual, mais votada da história do Amazonas, com 87.182 mil votos, e Protetora dos Animais e das pessoas, gravou um vídeo em defesa do influencer Agenor Tupinambá no Instagram. Na publicação, ela destaca a importância de proteger os animais, e defende que Filó possa continuar vivendo livremente em seu verdadeiro santuário, partilhando o espaço com ribeirinhos do bem.