O influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) assumiu a liderança na primeira pesquisa de intenções de voto realizada após o incidente no debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo. A pesquisa, conduzida pelo Instituto Veritá, aponta Marçal com 32,1% das intenções de voto, indicando a possibilidade de segundo turno na disputa eleitoral. O episódio que envolveu a agressão sofrida pelo coach durante o debate do último domingo, 15 de setembro, parece ter impactado positivamente sua popularidade.
O levantamento foi feito logo após a agressão cometida pelo candidato José Luiz Datena (PSDB) contra Marçal durante o debate televisivo na TV Cultura. Marçal, que foi internado e recebeu alta do Hospital Sírio Libanês nesta segunda-feira, 16 de setembro, usa o episódio como parte de sua narrativa de resiliência na campanha, o que pode ter contribuído para o aumento no apoio popular.
A pesquisa também coloca o candidato Guilherme Boulos (PSOL) em segundo lugar, com 26% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 18,1%. O cenário sugere uma disputa acirrada entre Marçal e Boulos, com ambos disputando uma vaga no provável segundo turno.
Na sequência aparecem Tábata Amaral (PSB), com 5,5% dos votos, José Luiz Datena, com 5,4%, e Maria Helena, do Novo. Os outros candidatos não alcançaram pontuação superior a 1%.