Quinhentas cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta laranja de tempestade divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (23). O comunicado, que vale pelo menos até a manhã desta quinta-feira (24), cita entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Conforme o instituto MetSul, a possibilidade de tempestade tem relação com um ciclone extratropical que deve se formar na região nesta semana.
“O dia de maior risco é a quinta-feira, com a formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Uma linha de instabilidade vai se formar sob um ambiente de pressão atmosférica atipicamente baixa com forte calor, avançando pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia com tempestades que podem ser fortes a severas, com chuva forte e vento. O maior risco é de vendavais que, em diferentes locais, podem ser fortes a severos”, destaca a MetSul.
Inscrever-se
Acessar
0 Comentários
mais antigos