Deputado Marreca Filho pede a ministro reconhecimento dos Agentes Técnicos de Saúde Comunitária

Deputado Marreca Filho pede a ministro reconhecimento dos Agentes Técnicos de Saúde Comunitária

Os Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde, terão CBO.
O Secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, garantiu hoje 19-08-2021 que a categoria de Técnico em Agente Comunitário de Saúde terá registro na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), para o quadro técnico desta categoria até o final do ano de 2021.

O prazo foi dado para que os profissionais com a formação alcancem um maior número no mercado de trabalho, requisito exigido pelo Governo Federal para a regulamentação da profissão.
É um grande avanço para essa nova categoria, que por meio do Deputado Marreca Filho fez a indicação nº 916/2020, que cria a CBO, por solicitação do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (CONTACS).

O CONTACS, desde 2013 vem defendendo o Curso de Técnico em Agente Comunitário de Saúde para os ACS e para a sociedade civil, e a criação da CBO específico para os profissionais TACS, para possibilitar a abertura do mercado de trabalho a estes profissionais, assim, como, facilitar o reconhecimento pelos entes federativos dos ACS com formação técnica.
Agora é aguardar a publicação no DOU.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.