De aprendiz a mestre: conheça a história de  Francisco de Paula, um dos maiores formadores de profissionais do Maranhão

De aprendiz a mestre: conheça a história de Francisco de Paula, um dos maiores formadores de profissionais do Maranhão

Todo homem é chamado por Deus a ser um grande guerreiro, com Francisco de Paula Mendes Rodrigues não foi diferente. Nascido em São Luís do Maranhão, é um, dentre 4 filhos de João de Aguiar Rodrigues e Marta das Dores Mendes Rodrigues.

Ao longo de sua vida, conquistou muitos objetivos, nos quais destacamos a sua formação como bacharel em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT/BA), graduação em Administração pela Faculdade Adelino Moura (FAADEMA), Pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional (FAADEMA). Dentre suas aquisições, a mais recente foi a especialização em couch, e o mestrado em educação, que se encontra em andamento pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Além de uma bagagem profissional, foi pastor da Igreja Adventista por três anos, onde também alcançou muitos destaques por suas experiências espirituais e trocas de saber. Após esse período, deixou o pastoreio para transmitir outros tipos de conhecimento, dando continuidade ao excelente trabalho de ensinar, só que de forma profissionalizante.

Falar da educação e não enfatizar á pessoa de Francisco de Paula é um erro que jamais poderemos cometer. Este grande homem escalou rapidamente seus planos, resultando em um de seus melhores feitos: a fundação do IETEF- Instituto Técnico, Tecnólogo, Cultural e Formação Profissional.

Fundado em 1992, o IETEF é uma entidade dedicada ao ensino, que além de formação profissionalizante e tecnóloga, abrange também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), qualificação superior, pós-graduação, mestrado e doutorado, por meio de parcerias com
instituições.

Seu trabalho tomou uma proporção tão grandiosa, que só no Estado do Maranhão o alcance envolve mais de 30 cidades, são elas: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Santa Rita, Itapecuru Mirim, Brejo, Codó, Timbiras, Bacabal, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Peritoró, Buriticupu, Açailândia, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Maracaçumé, Peri Mirim, Apicum Açu, Cururupu, Cedral, Pinheiro, Boa Vista do Gurupi, Presidente Dutra, Barra do Corda, Barreirinhas, Humberto de Campos, dentre outros.

Como podemos ver, Francisco se tornou um dos mais populares representantes da educação, não só no Maranhão, como também em outros estados alcançados por seu instituto. O resultado de todo esforço, determinação e foco é o retrato extraordinário de um grande profissional, chefe de família e cristão exemplar.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.