Cofres do IPRESAL estão com um valor orçamentário muito abaixo do previsto e vereadora Cleudimar pede prestação de contas a prefeita de Santa Luzia-MA

Cofres do IPRESAL estão com um valor orçamentário muito abaixo do previsto e vereadora Cleudimar pede prestação de contas a prefeita de Santa Luzia-MA

A seguridade social é um direito de todo cidadão, por este fator, a vereadora Cleudimar, da cidade de Santa Luzia- MA, pediu em caráter de urgência na câmara municipal a prestação de contas dos anos de 2017 a 2022 do Instituto de Previdência dos Servidores de Santa Luzia (IPRESAL), pois a gestão municipal recebeu um caixa de mais de R$36 milhões, e atualmente, a cidade carrega um saldo de pouco mais de 2 milhões.

O valor representa muito menos do esperando em relação aos gastos com aposentadoria dos servidores de Santa Luzia. Além dos 36 milhões, entre 2017 e 2022 foram gerados créditos para o instituto no valor de 14.462000,00 (quatorze milhões quatrocentos e sessenta e dois mil), totalizando aproximadamente 51 milhões. Em cinco anos de gestão, foram gastos quase 50 milhões. Apenas com material de limpeza e de escritório, foram utilizados mais de 7 milhões de reais. Além disso, ouve um aumento de 11% para 14% na líquida paga pelos servidores sem nenhuma prestação de contas.

“Infelizmente, neste cenário, o que observamos é uma gestão que deixa de investir no município porque provavelmente usa o dinheiro que é destinado aos servidores para outros fins que não dizem respeito ao IPRESAL. Uma prefeitura que presa pela transparência deveria apresentar todos os gastos anuais de acordo com cada setor, se não há a devida prestação de contas coremos o risco do governo federal bloquear os repasses, o que agravaria ainda mais a situação dos nossos servidores”, enfatizou a vereadora.

Por causa das possíveis consequências, ainda estamos enviando alertas à prefeita de Santa Luzia, pois essa eventual desatenção às questões previdenciárias pode comprometer o equilíbrio da conta municipal da cidade e ainda levar a incapacidade de pagamento dos servidores no médio ou longo prazos. A falta de esclarecimento quanto aos gastos do IPRESAL pode interferir diretamente na vida social dos servidores, o que faria desse acontecimento pura irresponsabilidade e falta de compromisso com o bem social.

Confira documentos e vídeo a seguir…

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.