Os governos brasileiro e colombiano anunciaram, em nota conjunta, que não reconhecerão oficialmente o novo presidente da Venezuela enquanto as atas das eleições não forem publicadas oficialmente.
O Palácio do Planalto afirmou que os presidentes Lula e Gustavo Petro tiveram contato por telefone neste sábado, 24. Na última quinta-feira, 22, a justiça venezuelana validou a vitória de Nicolas Maduro nas eleições do dia 28 de julho. A oposição segue sem reconhecer os resultados. O candidato oposicionista Edmundo González Urrutia foi convocado pelo Ministério Público venezuelano a depor após denunciar fraude nas eleições.
“Brasil e Colômbia tomam nota da decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela sobre o processo eleitoral. Reiteram que continuam a aguardar a divulgação, pelo CNE, das atas desagregadas por seção de votação. E relembram os compromissos assumidos pelo governo e pela oposição mediante a assinatura dos Acordos de Barbados, cujo espírito de transparência deve ser respeitado”, disse a nota.
Inscrever-se
Acessar
0 Comentários
mais antigos