Após passar por um procedimento complementar para evitar novos sangramentos cerebrais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se encontra consciente e conversando, segundo informou o médico Roberto Kalil Filho. A técnica, chamada de embolização da artéria meníngea média, foi realizada na manhã desta quinta-feira (12).
– O procedimento acabou, foi com sucesso, [a gente] conseguiu embolizar aquela artéria. (…) O presidente está acordado e conversando – disse o Kalil Filho em coletiva de imprensa.
O procedimento não deve influenciar na previsão de alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que está prevista para ocorrer ainda nesta quinta. O objetivo da intervenção foi bloquear o fluxo sanguíneo na região do hematoma, para que novas hemorragias não ocorram.
O chefe do Executivo já tinha passado por uma cirurgia chamada craniotomia, na última segunda-feira (9), para drenar um sangramento intracraniano que surgiu em decorrência a uma queda que ele sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada.
O neurorradiologista intervencionista Marcio Pedro Marques explicou que a embolização da artéria meníngea média não significa que a cirurgia do início da semana não foi exitosa, ou que o petista não se recuperou. Trata-se de uma precaução, visto que havia um “risco considerável” do hematoma se formar novamente.