O deputado federal Eros Biondini (PL) anunciou a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode mudar os parâmetros para a idade mínima de candidatos à Presidência da República e ao Senado Federal. Atualmente fixada em 35 anos, a proposta de Biondini visa reduzir essa idade para 30 anos. Se aprovada, abriria caminho para o deputado federal bolsonarista parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG), um de seus principais aliados, concorrer à Presidência nas eleições de 2026, quando completará 30 anos.
Em entrevista, Biondini não escondeu que a PEC tem Nikolas Ferreira como inspiração. “Realmente, não há como negar: Nikolas Ferreira seria o grande nome (da direita), na impossibilidade de Bolsonaro disputar como presidente. Não tenho dúvidas de que elegeríamos ele (Nikolas), caso esta PEC seja aprovada e tenho certeza de que será”, afirmou o deputado. A proposta será protocolada em fevereiro, após o retorno das atividades legislativas.
Nikolas Ferreira, que se manifestou nas redes sociais sobre o projeto, comemorou a iniciativa e destacou que, caso a PEC seja aprovada, ela não dependeria de sanção presidencial. “A PEC que reduz a idade para concorrer ao Senado para 30 anos, se passar na Câmara e no Senado, não precisa de sanção do presidente Lula. Bom dia” escreveu.
A PEC também contempla mudanças nas idades mínimas para outros cargos. Para ser governador, a idade mínima passaria de 30 para 28 anos, enquanto para deputados e prefeitos, a redução seria de 21 para 20 anos. Para que a proposta tramitar na Câmara dos Deputados, ela precisa do apoio de um terço dos parlamentares, ou seja, 171 assinaturas. Caso consiga esse apoio, a PEC passaria pelas comissões principais antes de ser levada ao plenário para votação em dois turnos. Se aprovada, seguiria para o Senado.
Biondini vê na PEC uma forma de incentivar jovens lideranças políticas, lembrando que sua filha, Chiara Biondini (PP), foi eleita deputada estadual em Minas Gerais com apenas 20 anos, tornando-se a parlamentar mais jovem do estado.