Hoje, no dia Internacional da Mulher, destacamos a força, garra e determinação daquelas que constantemente atuam na busca por espaço, empoderamento e reconhecimento. O 8 de março é uma data comemorativa que relembra uma conquista histórica das mulheres, a sanção do primeiro Código Eleitoral (Decreto n°21.076), que garantiu oficialmente às pessoas acima de 21 anos os direitos de votar e serem votadas no Brasil. No Maranhão, a luta feminina por igualdade de direitos e condições tem na política um árduo campo de batalha, mas na última eleição pudemos observar um avanço da categoria, onde até 2018 a bancada na assembleia era majoritariamente masculina, atualmente, 12 deputadas estaduais e 3 federais atuam em cargos de destaque.
Maria Deusdete Lima Cunha (Detinha), é uma das parlamentares que alçou grandes voos, a evolução política da congressista se tornou ainda mais evidente quando em 2018 foi eleita como deputada estadual, conseguindo grandes conquistas em prol do público feminino e demais minorias. Todos os projetos de Lei instaurados, toda atenção e carinho prestados à sociedade levaram a parlamentar a câmara federal em 2022, sendo ela a deputada mais bem votada em todo o estado do Maranhão. Além de uma grande representante política, ela é uma assistente social de renome, amiga, mãe, companheira e serva de Deus muito apreciada e admirada, pois assim como desempenha um ótimo trabalho enquanto parlamentar, da mesma forma faz em todas as outras áreas da sua vida.
Sendo mãe de 3 filhos e esposa do deputado federal reeleito Josimar Maranhãozinho, Detinha se tornou um ícone de favoritismo, tornando-se espelho e referência a muitas mulheres que sonham em ocupar espaços de relevância que até então eram predominantemente masculinos. “Temos uma importante bancada feminina que deixa para o povo do Maranhão um legado inestimável. Queremos ver essa bancada cada vez maior, e que mais mulheres ingressem na política e no Legislativo em todo o Brasil. Além disso, aproveito a oportunidade para parabenizar a todas essas guerreiras que lutam sem desistir por reconhecimento, qualidade de vida e respeito”, ressalta Detinha neste dia mais que especial.