A Polícia Militar do Maranhão por meio 1°Batalhão Escolar de Polícia Militar(1°BEPM), do Comando de Segurança Comunitária (CSC), atua face a possível massacre em escola de São Luís do Maranhão.
Durante o final de semana foi postado em página de Instagram que haveria um massacre na Unidade Escolar Básica (UEB) Sá Valle, na manhã do dia 27/03/2023, que seria praticado por aluno da escola. Ainda na página foi postado que haveria confronto com emprego de arma de fogo entre alunos do 9° ano da UEB supracitada.
Diante de tal fato, o 1°BEPM, atuando de forma preventiva, orientou policiamento especializado para o estabelecimento escolar a fim de evitar que se concretizassem as ameaças divulgadas em redes sociais.
Nesse sentido, antes do horário de abertura dos portões da escola, o policiamento se fez presente de forma estratégica, permitindo que três alunos que tinham os nomes associados às postagens fossem identificado. Ao ser ouvido um dos alunos, que tinha seu nome relacionado ao confronto armado, o mesmo disse que tudo não passou de uma brincadeira em conjunto e que ele e o outro aluno são amigos.
O outro aluno envolvido na situação do confronto não compareceu a escola. Já o aluno, apontado como possível criador da página do Instagram, relatou que não tinha vínculo algum com a página questão.
O Conselho Tutelar foi acionado, o qual se fez presente. Também foi orientado à gestão da escola que fosse registrado Boletim de Ocorrência e informado o caso à SEMED.
A escola agendou reunião com os pais dos alunos do 9° ano, Conselho Tutelar e Batalhão Escolar para a data de 28/03/2023.